Como Organizar a Adega Antes da Vindima

Como Organizar a Adega Antes da Vindima

A vindima é um momento cheio de tradição e partilha, geralmente vivido em família ou com amigos.

Nesta época, um dos passos fundamentais, e que por vezes passa despercebido, é a preparação da adega: ter o espaço limpo, organizado e devidamente iluminado.

Assim, a VITO apresenta-te algumas sugestões para que a tua colheita seja aproveitada ao máximo.


 

1. Organizar o espaço da adega

Antes da colheita, devem ser definidas zonas específicas para cada fase do processo, com o intuito de otimizar os mesmos.

  • Zona de receção das uvas: deve ser uma área ampla e livre de obstáculos para descarregar a fruta e separar as uvas dos cachos (desengaçar).
  • Zona de transformação: garantir que o lagar está em boas codições, visto que será aqui que decorrerão as etapas de esmagamento, prensagem e fermentação das uvas.
  • Zona de armazenamento: onde as pipas, cubas ou depósitos devem ser organizados com espaço e boa ventilação.

 

2. Limpeza e higienização

A limpeza e esterilização da adega é essencial para garantir a qualidade do vinho, uma vez que restos de vindimas anteriores, humidade acumulada ou poeiras podem comprometer o resultado final. Algumas soluções incluem:

 

3. Apostar numa boa iluminação

Durante a vindima, é comum as atividades prolongarem-se pela noite dentro. Deste modo, é indispensável apostar numa iluminação adequada para garantir visibilidade e eficiência:

  • Projetor VITO: fácil de transportar e posicionar, oferece uma luz intensa e abrangente, perfeito para iluminar a adega de forma mais ampla.

 


Com a ajuda dos equipamentos VITO, a tua adega estará pronta para seguir a tradição e transformar as uvas.

Descobre como tornar a vindima num momento ainda mais especial e eficiente no nosso artigo: Tradição da Vindima: Preparação, Colheita e Convívio