A Manutenção das Ferramentas Faz Toda a Diferença

A Manutenção das Ferramentas Faz Toda a Diferença

Manter as ferramentas em boas condições é um hábito que faz toda a diferença no resultado de qualquer trabalho.

Mas será que estás a cuidar delas da forma correta?

 


Benefícios da Manutenção

A manutenção das tuas ferramentas está associada a vários benefícios, tanto para ti, como para o teu trabalho:

  • Mais durabilidade - Prolonga a vida útil da ferramenta, evitando desgastes excessivos e avarias;
  • Melhor desempenho - Garante cortes mais precisos e assegura melhores resultados;
  • Mais segurança - Confere mais segurança ao reduzir o risco de acidentes;
  • Mais conforto - Torna a ferramenta mais ergonómica.

 

Dicas para uma Manutenção Adequada

1.        Limpa após cada utilização

Pó, serradura, aparas de metal ou restos de tinta podem acumular-se e comprometer o desempenho das tuas ferramentas. Usa um pano seco ou um pincel para remover resíduos soltos e, sempre que necessário, um pano ligeiramente húmido para a sujidade mais persistente. No caso de ferramentas elétricas, certifica-te de que estão desligadas e frias antes de limpar.

 

2.        Lubrifica regularmente

As peças móveis, como articulações, engrenagens, veios e rolamentos, precisam de lubrificação para reduzir o desgaste e prevenir a criação de ferrugem. Desta forma, deves utilizar um lubrificante adequado ao tipo de ferramenta que pretendes limpar, para garantir um funcionamento suave e uma maior durabilidade dos componentes.

 

3.        Substitui as peças de desgaste

Trabalhar com acessórios gastos reduz a qualidade do trabalho e pode danificar a ferramenta. Deves trocar escovas, correias, lâminas e O-rings assim que detetes perda de eficácia, vibração anormal ou ruído fora do habitual.

 

4.        Gere os teus consumíveis

Confirmar se tens consumíveis, como brocas, discos de corte/desbaste, lâminas ou lixas, de reserva é essencial para que os possas substituir logo que notes perda de desempenho ou identifiques sinais de desgaste.

 

5.        Armazena e protege

Guardar as tuas ferramentas em locais secos e ventilados é bastante importante. Sempre que possível, organiza os teus equipamentos em malas e utiliza sílica gel para prevenir a humidade. No caso de lâminas e discos, capas protetoras ajudam a evitar danos. Mantém ainda os cabos enrolados sem tensão e afastados de óleos ou solventes.

 

6.        Faz inspeções de segurança

Verifica regularmente cabos, fichas, chaves de segurança, guarda-proteções e possíveis folgas. Se utilizares ferramentas a bateria, opta sempre por carregadores originais e evita guardar as baterias totalmente descarregadas.

 


Ferramentas bem cuidadas não só trabalham melhor como também te ajudam a concluir os teus projetos com mais qualidade e segurança. 

Com as dicas da VITO, tens à tua disposição toda a informação necessária para manteres os teus equipamentos no seu melhor estado, garantindo que estão sempre prontos para o próximo desafio.